Cidade de Tiahuanaco

"Pregunte a los nativos si esos edificios se habían construido en la época de los incas – escribió el cronista Pedro Cieza de León - . Se echaron a reír ante mi pregunta, afirmando que habían sido construidos mucho antes del reinado inca y que... según los relatos transmitidos por sus antepasados, todo cuanto se veía allí había aparecido súbitamente de la noche a la mañana..."

...Hace cinco millones de años, una nave refulgente se posó en la Isla del Sol de Tiahuanaco y de ella descendió Orejona, una mujer de cabeza puntiaguda, cuatro dedos en cada mano y en cada pie y orejas desmesuradamente largas que, según se cree, provenía de Venus. Se apareó con varios hombres para mejorar la raza humana y sus hijos se convertirían en los antecesores de la nobleza local. Esta diosa transmitió sus enseñanzas a los hombres durante varios años hasta que, finalmente, regresó a su planeta de origen. Sus descendientes colgaron pesas de sus lóbulos para alargar las orejas y volverlas tan enormes como las de su ilustre progenitora. Hay que recordar que la puerta del Sol de Tiahuanaco señala a la estrella Sirio.

Em meados do século XV, saqueando somente os metais preciosos, não se importando com mais nada, os invasores espanhóis chegaram nas ruínas de Tiahuanaco. Não se importando realmente com mais nada, a não ser com os metais preciosos, mas se deram ao trabalho de mutilarem as esculturas de pedra, desfigurando-as ou decepando-lhes as cabeças.

Tiahuanaco, ou Tiwanacu, é a Cidade dos Deuses, um centro cerimonial que foi usado pelos ancestrais Aymara, que se consideram seus fundadores.

Ou Cidade do Sol.

Ou "el lugar donde se forma - o hace - la tierra y el agua".

Ou “Ciudad eterna”.

Ou “Hijos del Tiki o del Jaguar”.

Ou “Ciudad del agua”.

Ou “Pueblo de los Hijos del Sol”.

Tiahuanaco, se derivado de tiwanaka é “Esto es de Dios”.

É Chuquiyutu.

Toda sua construção foi erguida observando-se os pontos cardeais.

É o mapeamento dos templos de Tiahuanaco. Visite http://www.archaeology.org.

Mapa da localização dos templos.

Mapa da localização dos templos.

Seu poder e influência se estendeu do norte do Chile ao Sul do Perú, em uma época que Roma ainda não existia.

Foi um grande centro urbano e possuía uma técnica de agricultura para produzir alimentos nessa altitude.

Conheciam profundamente cirurgias em cérebros, utilizando instrumentos de bronze, e astronomia, através do equivalente a modernos telescópios de hoje.

Tinham conhecimento do eixo da Terra. Tinham calculado exatamente os esclipses não visíveis em Tiahuanaco, mas que eram visíveis no hemisfério Norte. Conheciam, também, a matemática avançada. O número 11 e os seus múltiplos foi fequentemente utilizado.

Existem vestígios geológicos de que aconteceu uma grande inundação, apesar de sua altura: mais ou menos, uns 3.885 metros. Só restaram as ruínas, mas são ruínas de majestosas construções, as quais abruptamente não foram terminadas, por razões desconhecidas.

Templos de Tiahuanaco. Visite http://www.cesil.com/0300/scien03.htm Ruínas da cidade de Tiahuanaco

Na cidade há uma profusão de pirâmides. As figuras geométricas eram típicas na arquitetura dêsse povo. As construções eram técnicamente avançadas, entre as quais, utilizaram um líquido metálico para unir os blocos.

As dimensões dos blocos de pedra usadas nas construções são colossais, nas quais foram gravados símbolos que não existem em nenhum lugar do mundo. Nessas construções de granito e sílex não foram utilizados o cimento, por isso, aumenta o mistério e o desejo dos arqueólogos em desvendá-los.

As portas e janelas também são esculpidas em uma só peça, nas medidas e locais desejados. Essa técnica para perfurar e polir os blocos não se repetiu em outra civilização.

As escavações realizadas descobriram a existência de cinco civilizações sobrepostas.

A cidade de Tiahuanaco seria completamente subterrânea devido ao clima inclemente, à qual se chegaria através das entradas subterrâneas: Las chinkanas.

Tiahuanaco foi projetada e construída por indivíduos que tinham conhecimentos sofisticados da matemática, da astronomia e do eixo geográfico da Terra, como demonstram a construção da pirâmide Acapana, cujas dimensões deviam ser de mais de 200 metros por 25 m de altura.

Tôdas as construções estão dispostas segundo os pontos cardeais.

Nenhuma pedra durante a construção foi colocada ao acaso.

Pirâmide de Acapana. fotografia de Cecilia Rodríguez

Nas imediações de Tiahuanaco não existem pedreiras ou jazidas de material que eram usadas para tais construções colossais, sugerindo um esforço sobre-humano para o seu transporte.

O frei Diego de Alsobaso, narra fragmentos do que viu em Tiahuanaco ""había muchas delicadas estatuas de hombres y mujeres, tan reales que parecían vivientes. Algunas sostenían copas y parecían estar en posición de beber... En mil posturas naturales, las estatuas aparecían de pie o reclinadas"".

Todo o conjunto arqueológico de Tiahuanaco estão dispostos em uma área de 450.000 metros quadrados.

Na zona central o complexo de Calasasaya. Em seu interior está o templo subterrâneo, e a Porta do Sol e a Puerta de la Luna, como não poderia deixar de ser, dedicada à Deusa da Lua.

O Palácio dos Sarcófagos ou Putini, ou Putuni, possui o piso com monumentais lajes, admiravelmente cortadas, e está a mais de dois metros de profundidade, e não ocorria inundação por causa do perfeito sistema de drenagem.

Palácio dos Sarcófagos ou Putini. ou templo enterrado. Entrada do templo Calasasaya. No interior o templo enterrado. Interior do templo enterrado. Visite http://www.archaeology.org. Palácio dos Sarcófagos ou Putini. ou templo enterrado.

Os muros do templo subterrâneo ou enterrado, ou ainda Palácio dos Sarcófagos ou Putini, são esculpidos e encaixados perfeitamente, onde há dezenas de cabeças de antropomórficas esculpidas.

Posted by criptopage