Antiga lenda da Idade Média

Conta uma antiga lenda que na Idade Média um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher.
Na verdade, o autor do crime era pessoa influente do reino e por isso, desde o primeiro momento se procurou um bode expiatório para acobertar o verdadeiro criminoso.

O homem foi levado a julgamento, já temendo o resultado: a forca.

Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo desta história.

O juiz, que também participava da trama para levar o pobre homem à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado que provasse sua inocência.

Disse o juiz: - Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar sua sorte nas mãos do senhor. Vou escrever em um pedaço de papel a palavra inocente e em outro pedaço a palavra culpado.

Você sorteará um dos papéis e aquele que sair será o veredito.
O senhor decidirá seu destino.

Sem que o acusado percebesse, o juiz preparou os dois papeis, mas em ambos escreveu culpado.

Não havia nenhuma chance do acusado se livrar da forca.

Não havia saída.

Não havia alternativas para o acusado escolher um.

O homem pensou alguns segundos, aproximou-se confiante da mesa, pegou um dos papéis, rapidamente colocou-o na boca e o engoliu.

Os presentes ao julgamento reagiram surpresos e indignados com a atitude do homem.

- Mas o que você fez? - disse o juiz - E agora? Como vamos saber qual seu veredicto? - É muito fácil - respondeu o homem. Basta olhar o outro pedaço e saberemos que acabei engolindo o seu contrário. Imediatamente o homem foi libertado.

Posted by criptopage