Thunderbird

Há muitas lendas que provém da mitologia dos índios da América do Norte, que se culminaram em lendas urbanas.

A lenda do thunderbird é inerente à mitologia das tribos do noroeste do Pacífico e dos Grandes Lagos.

Thunderbird para os lakota é Wakinyan; para os kwakiutl é Hohoq; para os Nootka é Kw-Uhnx-Wa.

Eles o chamam assim porque quando bate suas enormes asas causa trovões e tumultua o vento, propiciando tempestades, e entre o abrir e fechar os olhos luzem faíscas contorcidas.

Thunderbird é inteligente, poderoso e tempestuoso.

Mitologia

Os Nootka acreditam que thunderbird mora no topo de uma montanha e serve ao GreatSpirit, e se locomove para transmitir suas mensagens.

Os Kwakiutl e os Cowichan acreditam que muitos thunderbird quando se metamorfoseam em humanos os bicos são como se fossem apenas uma máscara; removendo suas penas cobrem-se com mantas de penas. Visite o site http://faculty.evansville.edu/rl29/art105/f02/index.html, onde tem o curso de introdução às artes visuais.

Escultura Bird Mask Tlingit

thunderbird com formas humanas que se casam com humanos, permanecendo humanos e vão morar no extremo norte da ilha de Vancouver, esquecidos de suas tribos.
Quando alguma tribo tentam capturá-los como escravos, os thunderbird se cobrem com suas mantas de penas e metamorfoseados vingam-se de seus imprudentes raptores.

Winnebago

Os Winnebago era um povo antigo e poderoso que se propagaram além do estado de Wisconsin, dos estados do norte do meio-oeste e das planícies de Nebraska.

Para eles, o thunderbird era poderoso, uma criatura divina que podia influir nos ventos e nas tempestades, no relâmpago, no trovão e nas chuvas.

Thunderbird poderia se metamorfosear em humano, e alguns seres humanos metamorfoseados eram considerados semi-sobrenaturais.

Esta crença é reminiscência do bird-man, dos preceitos dos Cahokians.

Bird man da tribo Cahokia

Gravura rupestre em uma caverna próximo a Sainte Genevieve, Missouri

Figura desenhada em Sacred Rock, Brown's Valley, Minnesota

Figura desenhada em Three Maldena Area, The Pipestone National Monument, Minnesota.

Thunderbird são espíritos poderosos de aves, como guerreiros que despertam as nuvens cinzentas com trovão e relâmpago.
Tunderbird e os Waterspirits, foram os primeiros espíritos criados por Earthmaker. Seu nome, Wak'âdja, significa Divine Ones.

Suas vozes são como os sons das flautas, lembrando o assobio do vento e das vozes das aves de rapina.

Os inimigos dos thunderbird são Waterspirits, desde épocas remotas, quando lançaram relâmpagos por toda parte, inclusive na água. Os thunderbird ainda usam seus relâmpagos quando cruzam a água, que os protegem dosWaterspirits.

Os Winnebago acreditaram que todo relâmpago dirigido a Waterspirits, viveram no corpo da água, ou em rios de águas subterrâneos da Terra. Os Waterspirits são o alimento preferido dosthunderbird, e geralmente alimentam-se de animais e de vez em quando até mesmo de humanos.

Illini

Os Illini contam que há muitos, muitos anos atrás, somente os animais caminhavam pela Terra.

Os pássaros da tempestade viviam em uma caverna próximo ao rio.

Então os Illini chegaram a Terra, e o pássaro da tempestade capturou um dos seus bravos guerreiros, tornando-se uma ameaça para seu povo.

Um estrondoso rugido e o som de asas batendo assinalou que o pássaro da tempestade tinha saído de sua caverna.

Todos concordaram que precisavam tomar alguma atitude para deter o pássaro da tempestade e perguntaram-se qual atitude.

Ouatoga era seu grande chefe. Ele anunciou que estava determinado a matar a criatura. Observando o ritual de sua tribo, afastou-see em solidão, jejuou para obter uma visão. Ele orou ao Great Spirit para que lhe revelasse uma maneira de conquistar o pássaro da tempestade.
Quando retornou, ele dirigiu-se ao povo e pediu-lhe que se escondessem em suas tendas. Então escolhendo um dos guerreiros, mandou tocar levemente um determinado ponto da terra, no lado oposto da caverna do pássaro da tempestade.

Usando o traje do Grande Chefe, Ouatoga tomou sua posição no ponto da terra, sem armas. O pássaro da tempestade ficou olhando o Chefe e começou a rugir.

Olhando o Chefe com dentes cerrados, abriu suas gigantescas asas e atacou-o!

Ouatoga permaneceu no chão, cantando sua canção de morte!

Imediatamente, os guerreiros que ficaram escondidos empunhando suas flechas, afiadas com rochas, atacaram o pássaro com centenas de flechas que caiu morto!

Para a honra do chefe Oouatoga e em memória ao evento, uma escultura do pássaro da tempestade foi esculpida na rocha e pintada pela tribo Illini.

Piasa Bird. Gravura na pedra em titleon, Illinois

Quillayute

Havia muita tristeza na terra dos Quillayute. Por muitos dias grandes tempestades em forma de chuva, granizo, chuva misturada com neve e neve assolaram a terra. As pedras de granizo eram tão grandes que muitos do povo morreram.

Os Quillayute, da tribo Chimakoan, se transferiram de suas aldeias do litoral à grande pradaria, que era a parte titlea de sua terra.

Aí o povo ficou magro e fraco devido à fome.

Toda plantação fora destruída pelo granizo, e o rio os impediu de pescar por causa do gêlo.

Não puderam pescar no oceano porque a tempestade balançava a água, causando enormes ondas.

Em pouco tempo, o povo tinha comido toda a grama e as raízes da pradaria.

Não havia mais o que comer. As crianças morreram de fome, mesmo o mais forte e o mais bravo dos pais nada puderam fazer.

Clamaram ajuda ao Great Spirit, que não veio.

Por fim, o grande chefe dos Quillayute chamou-os e disse para se sentirem consolados, porque chamaria o Great Spirit para ajudá-los.

O Grande Chefe orou. O povo esperou em silêncio. Não havia mais nada além do silêncio e da escuridão.

Repentinamente, fez-se um grande barulho, e rasgos de relâmpagos cortavam a escuridão.

Um profundo som de estrondo, como o bater de gigantes asas, vieram da direção da nascente do sol.

Todos olharam para essa direção e viram uma gigantesca criatura voando. Tinha um gigantesco bico e seus olhos eram incandescentes como o fogo. Suas grandes garras seguravam uma baleia.

Cuidadosamente colocou a baleia em frente ao povo.

Então voou.

Thunderbird e a Whale salvaram os Quillayute da morte.

Thunderbird é um grande pássaro, com penas tão compridas quanto o remo de uma canoa. Quando ele movimenta suas asas, causa trovões e grandes ventos. Quando abre e fecha os olhos, causa relâmpagos. Durante a tempestade, voa através dos céus, batendo as asas e abrindo e fechando os olhos.

Ele mora em uma caverna no Olympic Mountains e não quer que ninguém se aproxime. Se sentir o cheiro de alguém, ele causa o barulho do trovão e lança gelo de sua caverna. O gelo cai montanha abaixo e quando atinge uma rocha, quebra em pedaços e esses pedaços vão para o vale.

Thunderbird guarda sua comida em um buraco negro em um grande espaço com gelo e neve. Seu alimento é a baleia.

Thunderbird lutando com Killer Whale. Figura do totem do Quillayute.

Certa vez a Whale e o Thunderbird lutaram e durante a batalha, as árvores foram arrancadas pelas raízes. Até hoje não há árvores em Beaver Prairie por causa dessa luta.

Na época do Great Flood, Thunderbird também lutou uma longa batalha com o Killer Whale. Thunderbird capturou o Killer Whale em suas garras e o levou para a caverna, mas escapou e voltou para ooceano.

Thunderbird agarrou-o novamente, e todo o tempo causando relâmpagos com seus olhos etrovões ao bater as asas.

As montanhas estremeceram pelo estrondo e as árvores arrancadas pelas raízes devido à luta.

Várias e várias vezes Killer Whale escapou, mas Thunderbird o agarrou.

Essa é a razão pela qual hoje Killer Whale vive nas profundezas do oceano, e há muitas pradarias no meio da floresta no Olimpic Peninsula.

Passamaquoddy

Dois índios Passamaquoddy desejavam conhecer a origem do trovão e viajaram para o norte em direção a uma titlea mágica montanha.

Um deles disse que passaria pela fenda antes que fechasse; então um disse parao outro que se ficasse preso, o outro continuaria até conhecer a origem do trovão. O 1º deles passou antes que a fenda fechasse, mas ooutro foi esmagado.

O 1º índio viu uma grande planície com tendas e índios. Pouco depois, os índios disseram que era hora de ir embora. Então desapareceram dentro de suas tendas para vestirem suas asas, e saíram com seus arcos e flechas e voaram por sobre as montanhas para o sul.

Dessa maneira os índios Passamaquoddy descobriram o lar dos Thunderbird.

O velho homem da tribo dos jogadores perguntou ao índio Passamaquoddy o que ele desejava e quem era ele, ao que respondeu contando sua missão.

O velho homem ponderou como podia ajudá-lo.

Eles decidiram moldar um novo corpo com asas como Thunderbird e deu-lhe um arco e algumas flechas e enviou-o para longe em um vôo.

Foi avisado para não voar perto de árvores, porque voaria tão rápido e não pararia a tempo de evitá-las e seria morto.

O índio Passamaquoddy não podia voltar para sua casa por causa do Wochowsen, um gigantesco pássaro inimigo.

Thunderbird é um índio e ele ou seu relâmpago nunca deveria machucar outro índio.

Mas Wochowsen era o mortal inimigo dos Passamaquoddy.

Antes da vinda dos Passamaquoddy, Wochowsen era o mais belo e poderoso dos espíritos. Ele controlava o vento e era cultuado por todos.

Mas Thunderbird causou o relâmpago e encantou os admiradores de Wochowsen, e Thunderbird tomou seu lugar.

Wochowsen sentiu uma inveja insana de Passamaquoddy e causou ventos perigosos impedindo-o de retornar à sua casa, espancando-o cruelmente com a tempestade.

Então, Passamaquoddies sentiram temor de Wochowsen, cujas asas Glooscap certa vez as tinha quebrado, porque ele utilizou muito poder.

O resultado foi que por um longo tempo o ar estagnou, o oceano tornou-se lôdo, e todos os peixes morreram.

Mas Glooscap viu o que estava acontecendo ao seu povo e consertou as asas de Wochowsen ao ponto de controlar titleernando fortes e calmos ventos.

A lenda conta-nos como o novo Passamaquoddy Thunderbird, o solitário índio passou através da fenda e se tornou o grande e poderoso Thunderbird, que sempre estará vigilante aos bons índios.

Os Passamaquoddy crêem na magia de Thunderbird porque ele pode amansar os ventos titleernando entre calmos e furiosos. Deste modo, o Thunderbird não é meramente umagrande criatura carregada pelo vento, mas uma semi-sobrenatural criatura com vínculo nomundo divino.

Para os Yurok o terremoto e o trovão estão fortemente associados.

Thunderbird and Whale

A Whale era um monstro, matando outras baleias e privando o povo de alimentar-se e do óleo.

Thunderbird um generoso ser sobrenatural, viu do titleo da montanha que o povo estava morrendo de fome, então alçou vôo e mergulhou no oceano e agarrou aWhale. Lutaram; o oceano recuou e voltou novamente.

Muitas canoas foram atiradas contra as árvores e muitas pessoas morreram.

Depois de muito esforço, finalmente Thunderbird levantou vôo tirando o Whale do oceano, carregando-o para o titleo e soltou-o. Então outra grande batalha ocorreu na terra.

Na década de 1.980, os geólogos encontraram evidência que um terremoto poderoso o suficiente para a ocorrência de um tsunami, que varreu o Japão, alcançou o noroeste do Pacífico no ano de 1.700. Os etnólogos acreditam que a história de Thunderbird and Whale é uma descrição para esse desastre.

Lendas urbanas

Com o passar do tempo, os cultos dos índios tornaram-se lendas urbanas.

Em 1.838, uma criança foi arrebatada nos Alpes Suíços. Infelizmente não sobreviveu.

Há incontáveis aparições, e a mais conhecida ocorreu em 1.890, no deserto do Arizona.

Dois vaqueiros ao virem um gigante pássaro voando, atiraram e o mataram, levando-o para a cidade.

Foi assim que em 26 de abril de 1.890, o Tombstone Epigraph publicou, e as medidas do pássaro e que suas asas eram desprovidas de penas. A cabeça lembrava ao de um crocodilo, e que sua pele era lisa e composed of a thick and nearly transparent membrane.

Insights

Muitos pesquisadores acreditam que deva ser obra dos jornais da época do velho oeste.
Mas, pode ser que haja alguma dose de verdade.

  • Em junho de 1.932, Svanhild Hansen foi carregada por uma gigantesca águia de uma fazenda em Leka, Noruega, mas depois a largou.

  • Em abril de 1.948, Wtitleer F. Siegmund viu um gigantesco pássaro voando em titleon, Illinois. Ele estava conversando com Ralph Jackson. Ele disse que pensou que houvesse alguma coisa errada com a sua visão, mas ele era definitivamente um pássaro e não um planador ou um avião a jato. A ave apareceu do nordeste... pelos movimentos do objeto e do seu tamanho, calculou que poderia ser um pássaro de tamanho muito grande.

  • Poucos dias após, Robert Price, da Caledonia, viu a mesma coisa e disse que era um pássaro monstro... tão grande quanto um aeroplano.

  • Em 10 de abril, Mr. and Mrs. Clyde Smith e Les Bacon, em Overland, viram um gigantesco pássaro, e pensaram que a criatura fosse um aeroplano, até que ele começou a bater as asas furiosamente.

  • Em 24 de abril, novamente em titleon, Illinois, Coleman e seu filho, James, o viram. Disse: "Era uma coisa incrível enorme com um corpo que pareceu-me um torpedo naval, "Coleman lembra mais tarde: "Voava em aproximadamente 500 pés e projetou uma sombra do mesmo tamanho de um Piper Cub nessa titleura."

  • Em 5 de maio, em titleon, Illinois, à tarde, Arthur Davidson avisou a polícia contando que viu um pássaro voando.

  • Em St. Louis, à noite, Mrs. William Stallings informou as autoridades que o tinha visto "era brilhante, tão grande quanto uma casa".

  • Em 1.963, Jack Pearl publicou sobre Thunderbird, sob o título "Monster Bird That Carries Off Human Beings!", na revista Saga.

  • Em 1.970, Harry McClure escreveu em uma carta a Summer 1970 uma seção da "Old West Magazine",que tinha ouvido a história que havia acontecido nessa época, em sua infância, os vaqueiros apenas tinham atirado no thunderbird, mas não o tinham matado. E que eles haviam voltado para a cidade e somente contado a história da aparição de thunderbird.
    Para ele, o Tombstone Epigraph havia exagerado em sua notícia. Entretanto, ele e as pessoas que souberam da notícia na época acreditam que o fato não era mentira, porque os vaqueiros eram pessoas conhecidas na cidade.

  • Em 25 de julho de 1.977, em Logan County, Lawndale, Illinois, às 9 horas da noite, 3 meninos estavam no quintal da casa dos Lowee viram 2 grande pássaros aproximando-se. Dois dos meninos escaparam, mas um dos pássaros prendeu Marlon Lowe em suas patas, alçou vôo e o carregou. Marlon esperneava e gritava por ajuda. Então a mãe dele, ao ouvir seus gritos, saiu e ao se deparar com o evento, também gritou desesperadamente. Foi então que o pássaro o soltou. Quatro outros adultos viram o acontecido. E descreveram que a criatura era preta, com partes de branco ao redor do pescoço. Tinham comprido e curvado bico e gigantescas asas.

  • Tres dias mais tarde, McLean e sua esposa, e amigos estavam assistindo a uma exibição de aeroplanos, quando o pássaro apareceu. Tinha gigantes asas.

  • James Majors dirigia de Armington para Delevan, quando viu 2 pássaros ao longo da estrada. Ele acreditava que eles eram provavelmente condor, mas suas asas eram imensas.

  • Na edição de 28 de julho de 1.977, o The Boston Evening Globe publicou que 2 gigantescos pássaros tentaram alçar vôo segurando a filha de Mrs. Ruth Lowe, na tarde de segunda-feira, em Lawndale, Illinois. Os experts em aves disseram que em Illinois não há pássaros dessa envergadura.

  • Em 28 de julho, Lisa Montgomery, de Tremont, estava lavando seu carro quando viu um pássaro muito grande sob o céu.

  • Na edição de 2 de setembro de 1.977, o The Cincinnati Enquirer publicou que o cão American Bald Eagle, de Mrs. Greg Schmitt, em Rabbit Hash, Kentucky, foi pego por um grande pássaro, e tentou alçar vôo levando-o, mas logo o soltou. Ela própria não viu o evento. Mas um menino, seu vizinho viu. O veterinário que atendeu o cão disse que os machucados foram feitos por garras.

  • Em dezembro de 1.977, perto de Lawndale, pela manhã, uma mulher estava indo para o trabalho e viu alguma coisa como um homem em pé na rua com alguma coisa em seus braços. Então a mulher desmaiou e foi hospitalizada, recobrando-se, ela contou o que vira, então um grupo de homens foram até o local, mataram o pássaro e o enterraram. A história está guardada a 7 chaves, por receio do ridículo.

  • No livro de autoria de Jerome Clark, Unexplained!, 1.999, ele lista alguns insights:

  • 1940, o escritor Robert R. Lyman viu Thunderbird sentado em uma estrada perto de Coudersport, Pennsylvania;

  • em 1948, várias testemunhas o viram em Illinois, Missouri;

  • 1969, a esposa do xerife de Clinton County, Pa., viu thunderbird sobre Little Pine Creek;

  • 1970, várias pessoas viram o pássaro voando sobre Jersey Shore, Pa.

  • Em 16 de outubro de 2.002, o The Anchorage Daily News publicou que uma gigante criatura com asas do Jurassic Park foi vista várias vezes no sudoeste do Alaska.

  • Um piloto voando para Manokotak, Alaska, também viu e comparou a extensão da asa do pássaro com o comprimento de uma das asas do seu Cessna 207.

  • The Associated Press publicou a mesma história:

  • Pessoas em Togiak e Manokotak viram um gigantesco pássaro, e a extensão de sua asa era do tamanho de um pequeno avião.

  • Em 10 de outubro de 2.002, Moses Coupchiak viu o pássaro voando e disse que a primeira vista pensou que era um antigo avião Otter,... . "... quando notei que não era um avião."

  • Em 30 de julho, às 2 horas da manhã, Dennis Turner e seu amigos viram um monstruoso pássaro empoleirado sobre um poste telefônico.

  • Em 30 de julho, perto de Bloomington, um escritor chamado Texas John Huffer, e seu filho, filmou 2 grandes pássaros enquanto pescava no Lake Shelbyville. Eles estavam empoleirados em uma árvore. Voaram quando o escritor os assustou tocando a buzina do barco. Vendeu o filme para um canal de televisão em Champaign.

Os oficiais do the Department of Conservation insistem que os pássaros são meramente "Turkey Vultures" da espécie cathartes aura.

Foto do Cathartes aura

Visitem http://core2.gsfc.nasa.gov. Pesquisa em planetas utilizando tecnologia espacial. Muito mais...

Foto do Cathartes aura

Imagem ©Robert Hawkins.

Fotografia desaparecida

A história do thunderbird é estranha e única no estudo de animais desconhecidos, porque ele contém 2 mistérios em 1.

Os criptozoólogos e interessados estão a procura de uma fotografia do thunderbird que teria sido feita, na qual estão algumas pessoas do velho oeste, que serviram de parâmetro para comparar o tamanho da ave.

Foto produzida a partir de um desenho supostamente feito em Tombstone, Arizona, em 1890.

Esta fotografia teria sido publicada no Tombstone Epigraphe.

Foto produzida a partir de um desenho supostamente feito em Tombstone, Arizona, em 1890. Esta fotografia teria sido publicada no Tombstone Epigraphe. Visite o site  http://faculty.evansville.edu/rl29/art105/f02/index.html, onde tem o curso de introdução às artes visuais.

Esta fotografia original, que parece estar perdida, tem ofuscado a procura do thunderbird.

Na década de 1.980, Larry Thomas contou ao Strange Magazine que viu a fotografia em um livro de capa dura de fotografias sobre o velho oeste. Ficou fascinado e olhou-a dúzia de vezes, por mais de 4 anos, levando-o para sua casa para mostrar à sua esposa.

Para os criptozoólogos a fotografia é um dos elementos que prova a existência do animal, por isso eles estão tentando encontrá-la.

Ivan T. Sanderson e John A. Keel teriam estado com essa fotografia.

O que acham os criptozoólogos?

Os pesquisadores supõe que os thunderbird sejam Teratorn, pássaro da América do Norte e do Sul, já extinto.

Foto do Teratorn

Foto do Teratorn

Se este pássaro sobreviveu até hoje, certamente poderia ser descrito como pássaro gigante.

Teratorn. Argentavis magnificens. Fóssil descoberto na Argentina.

Foto do magnificens

Vivo, as asas teriam uma envergadura de uns 8 metros, as penas teriam 1,5 metros de comprimento; 2 metros de altura e seu peso estimado entre 80 e 100 kg.

Posted by criptopage