Bigfoot

sphinx_rock imagem de www.mysteriousworld.com sphinx_rock imagem de www.mysteriousworld.com

Clique para ler o trecho do jornal em tamanho maior.

O oeste da América do Norte, e suas cidades turísticas, tem lendas e aparições de seres as quais se propagam além desse universo, entre eles a do Bigfoot, ou Sasquatch, desde o ano de 1.800, tornando-as atraente aos curiosos turistas.

Há muito, muito para se ver - geograficamente - e ouvir no norte da Califórnia, lendas como Sphinx Rock, Coyote e The Great Flood; da tribo Modoc; Yaktavians; dos pigmeus, ou homens pequenos; Lemuria, e Bigfoot.

Acima um jornal noticiando a respeito de Sphinx Rock, esculpido pelo homem ou pela natureza?

O OhOhmah, para os índios Yurok e Hoopa; ou Alma, na Rússia; ou Bigfoot, na Califórnia; ou Sasquatch (para os índios canadenses Sasquatch significa hairy giant), no Canadá; ou Yeti, na Asia; ou Orang Pendek, na Malaysia; ou Skunk Ape, na America do Sul; ou Omah; ou Windigo, é uma das lendas transmitidas oralmente pelos nativos do oeste da América do Norte, no norte da Califórnia, no Oregon, na Columbia Britânica; e em outros paises, com suas respectivas denominações.

O Bigfoot é descrito como um gigante peludo, com mais de 2 metros de altura, com a parte traseira do crâneo pontiagudo, um humanóide com pés grandes, cerca de 45 cm, por isso bigfoot.

Aparições

Parece que a primeira aparição do Sasquatch se deu em 1.811, a David Thompson, próximo do que é hoje a cidade de Jasper, Alberta, Canada. Ele encontrou as pegadas sobre a neve e tinha 4 dedos.

Em 1.884, o jornal Daily Colonist, de Victoria, British Columbia, publicou que o Sasquatch estava preso. Ele tinha sido descoberto por uma equipe da ferrovia, ao longo do rio Fraser, a qual após perseguição o capturou e o chamaram de Jacko, e o descreveram que tinha algo de gorila, permanecia de pé sobre seus 2 pés. Ele tinha longos e pretos pêlos e parecia com um humano, exceto seu corpo inteiro e suas mãos ou patas, e pés eram cobertos com brilhantes pêlos... e êle possuía uma extraordinária força, ele quebrou um galho de uma forma que nenhum homem poderia tê-lo quebrado da mesma forma.

Mas há uma possibilidade dessa história não ser verdadeira, porque os jornais dessa época publicavam histórias desse tipo para divertir seus leitores.

Bigfoot_Jacko_unmuseum.jpg imagem de www.unmuseum.org

Foto de Jacko. Preso.

Em 1.910, 2 mineiros foram assassinados, e os crimes foram atribuidos ao Sasquatch. Por esse motivo Nahanni Valley, no Canada, mudou o nome para Headless Valley.

Em 1.924, Albert Ostman, um madeireiro canadense, estava examinando uma área em Tobet Inlet quando foi capturado por uma família de Bigfoot. O pai e a filha tomavam conta dele, enquanto a mãe e o filho cozinhavam a refeição. Eram vegetarianos.

Em Mount St. Helens, Washington, os mineiros atiraram em um Bigfoot matando-o. À noite os mineiros foram cercados pelos amigos do Bigfoot morto, os quais ficaram atirando pedras, batendo nas paredes e até subindo no telhado. Isto ocorreu até o amanhecer. Quando puderam, os mineiros se retiraram do local. Hoje, esse local mudou o nome para Ape Canyon.

Em setembro de 1941, na Columbia Britânica, os Chapman viram o Sasquatch. O Sasquatch, mas a princípio ela pensou ser um urso, veio seguindo um dos filhos dos Champman até próximo à casa, e aflita, a mãe já foi recolhendo os demais filhos, e juntos foram para a cidade. Mas, antes de irem, olhou por um breve momento e percebeu que era muito alto, coberto com cabelo, e não pelos, praticamente sem pescoço, cabeça pequena. Seu corpo tinha formas humanas, tórax bem grande e longos braços. Mãos e rosto mais escuros que o cabelo, tendendo para o preto.

Enquanto iam para a cidade, o marido chegou do trabalho e viu pegadas pela casa toda, e rumando para a cidade reuniu-se com a sua família.

Durante uma semana eles viram as pegadas no quintal.

Em outubro de 1955, por volta das 3 horas da tarde, no Mica Mountain, William Roe percebeu a aproximação daquele que pensou ser um urso, que era um ser fêmea, ereta, braços compridos quase alcançando a altura do joelho, orelhas semelhantes como as de um humano, olhos pequenos e escuros, praticamente sem pescoço. Percebeu os dentes brancos e uniformes, porque deu-lhe um meio sorriso.

Foto de Jacko. Preso. de propriedade do Fortean Picture Library

Em 1.958, Jerry Crew, operador de escavadeira, encontrou pegadas de Bigfoot, quando trabalhava em Humboldt County, California. O jornal da cidade publicou as fotografias das pegadas.

Em 1969, o Sr. e a Sra. Robert L. Behme, de Magalia, Califórnia, à noite, na estrada entre Paradise e Stirling City, viram alguém como se fosse um homem envolto em uma pele atravessando essa estrada e antes de sumir na escuridão, deu uma breve olhada prá eles. Para eles era bem alto, com curtos cabelos escuros, entremeado de cores claras. Seu rosto era suave e branco. Não tinha olhos brilhantes como os de um animal quando vistos na escuridão. A cabeça era pequena e no alto havia uma saliência.

Emma Paul e sua família viram o Bigfoot. Ao vê-lo, entraram para a casa e fecharam a porta. Então o Bigfoot ficou a rodear a casa. Desde, então, os Bigfoot são vistos pela família. Um deles fica esfregando o dedo no vidro da janela.

E muitas o descrevem da mesma maneira.

Investigação

John Green investiga a existência do Bigfoot desde 1.957, e nestes anos todos colecionou um imenso arquivo de informações.

Neste ano, 2.004, publicou seu novo livro The Best of Sasquatch Bigfoot. É respeitado como o Godfather of Sasquatch research.

Betty Allen, que residia em Willow Creek, foi uma das mais esforçadas pesquisadoras de Bigfoot, e geralmente desencorajava as pessoas que desejavam encontrá-lo, por temer que ao não encontrá-lo se sentiriam decepcionadas e poderiam tornar Bigfoot um boato.

Mas, aquelas pessoas que realmente não sofriam decepções por não ter encontrado Bigfoot tão rapidamente quanto desejavam, as incentivou, e com isso, ela atraiu numerosas pessoas que se interessaram em investigar Bigfoot. Escreveu o Big Foot Diary, no qual coletou milhares e milhares de informações sobre o Bigfoot.

Willow Creek declarou-se a capital do país de Bigfoot.

Estátua do Bigfoot, em Willow Creek:

Estátua em Willow Creek

O senhor D. Jeffrey Meldrum, do Department of Biological Sciences, da Idaho State University, fez uma análise das pegadas do Bigfoot, ou Sasquatch.

Em 1.967, Al Hodgson e Syl McCoy avisaram Patterson das recentes pegadas que haviam encontrado na região de Bluff Creek. Patterson alugou uma câmera para filme de 16mm e comprou dois rolos de filme. Patterson e Gimlim estavam cavalgando na floresta de California's Bluff Creek, quando foram jogados dos seus cavalos. Patterson ao notar um movimento do outro lado do rio, direcionou a sua camêra para lá e filmou o Bigfoot o quanto pode, após Patterson e Gimlim o seguiram por mais de 30 minutos. Patterson retirou as pegadas deixadas pelo Bigfoot.

Nas 3 décadas seguintes, os 952 frames do filme foram submetidos a toda sorte de perícia.

Um estudo feito pelo North American Science Institute, em junho de 1.998, concluiu que o filme é genuíno. Mas, no mesmo ano, o North American Science Institute gastou cerca de $75,000 para analizar o filme digitalmente. Mesmo assim, as dúvidas existem entre os investigadores do Bigfoot.

Foto da filmagem feita pelo sr. Patterson:

imagem da filmagem feita pelo sr. Patterson

Gigantopithecus Blacki

Provavelmente o Bigfoot, ou Sasquatch, ou o Yeti, é um primata, extinto, que habitou a Ásia há uns 3.000.000 de anos atrás, e poderia ter imigrado para outros continentes.

Ele seria o Gigantopithecus Blacki. Conviveu com o Homo erectus, talvez por isso tenha inspirado o mito do homem macaco, que ocorre em muitas culturas.

Os chineses por séculos tem vendido dentes e ossos de "dragões" como um artigo medicinal. Esses óssos e dentes realmente são de fósseis. Em 1935, G.H.R. Von Koenigswald, ou Ralph von Koenigswald, paleantropólogo, descobriu um dente fossil em uma farmácia em Hong Kong. Desde então, 3 ossos de maxilar e milhares de dentes foram recuperados. Todos eles são do Gigantopithecus Blacki.

Gigantopithecus Blacki. ©Ralph von Koenigswald.

Os filmes

  • - Sasquatch Odyssey: The Hunt for Bigfoot, 1999, foi premiado pelo The New York International Independent Film Festival na categoria Best Foreign Documentary Award. Filmado em Malibu, California;

  • - Sasquatch, the Legend of Bigfoot, 1977. Filmado em Greenwaters Park, Oakridge, McKenzie River, Mount Bachelor, Three Sisters Wilderness Area, Oregon, USA;
  • - Mysterious Monsters, The, 1975;

  • - Legend of Boggy Creek, The, 1973. Filmado em Fouke, Arkansas; Shreveport, Louisiana; Texarkana, Texas, USA;

  • - Capture of Bigfoot, The, 1979. Filmado em Gleason, Wisconsin, USA;

  • - Creature from Black Lake, 1976. Filmado em Louisiana; Oil City, Louisiana; Shreveport, Louisiana, USA;

  • - Curse of Bigfoot, 1976;

  • - Drawing Flies, 1996. Filmado em Vancouver, British Columbia, Canada;

  • - Little Bigfoot 2: The Journey Home, 1997;

  • - Bigfoot, 1970. Filmado em Big Bear Lake, Big Bear Valley, San Bernardino National Forest, California, USA;

  • - Little Bigfoot, 1997. Filmado em Big Bear Lake, Big Bear Valley, San Bernardino National Forest, California, USA;

  • - Ape Canyon, 2002. Filmado em Armstrong State Redwood Preserve - 17020 Armstrong Woods Road, Guerneville, Eureka, California, USA;

  • - Untold, The, 2002. Filmado em Vancouver, Northern Part, British Columbia, Canada.

  • - They Call Him Sasquatch, 2003. Filmado em Big Bear Lake, Big Bear Valley, San Bernardino National Forest, California, USA;

  • - Sasquatch Hunters, 1997

Lenda ou não, o Bigfoot, ou Sasquatch, tornou-se querido por aqueles que acreditam em sua existência.

Sua caça é proibida na cidade de Whitehall.

Posted by criptopage