O Processo do Sono

Através da criação do eletroencefalógrafo, possibilitando-se registrar o EEG (eletroencefalograma) de pessoas, pudemos descobrir mais sobre a natureza dos sonhos e a que hora do sono ele acontece. 

O processo do sono pode ser dividido em quatro estágios: o primeiro acontece quando ainda estamos acordados, conscientes, nos preparando para dormir. As ondas cerebrais mostram um padrão uniforme, que querem dizer que estamos num estado de relaxamento e de pensamento reduzido. Nesse estágio, as pessoas mergulham na abstração, como se estivessem "voando". No segundo estágio surge o sonho. Contudo, nesse estágio, podemos voltar ao primeiro. A essa volta damos o nome de "espasmo mioclônico". Lembra-se que, muitas vezes, você estava quase dormindo, e de repente, teve uma sensação de cair, ou alguma coisa do gênero? Isso é o espasmo.

Uma vez adormecidos, passamos rapidamente do segundo para o terceiro estágio. Nesse estágio, o EEG registra várias explosões de atividade cerebral. Mas ainda nesse estágio, pode ocorrer o espasmo mioclônico.

No quarto estágio, há um registro de um padrão mais baixo de ondas cerebrais. As atividades corporais diminuem, o coração bate mais lentamente, cai a temperatura do corpo e a pressão do sangue. Agora, a pessoa está profundamente adormecida. Esse nível do sono é atingido aproximadamente após uma hora depois que começamos a dormir. Esse estado se mantém durante cerca de 20 minutos, quando o sono começa a se tornar  menos profundo.

Posted by criptopage