Cidade de Tiahuanaco página 2

O Templo de Calasasaya, tem as dimensões de um estádio de futebol; um observatório astronômico, porque é possível determinar com exatidão os equinócios e solstícios, simplesmente observando-se a aparição do Sol, e estabelecer com precisão matemática, as estações do ano.

Templo de Calasasaya

O 'Ponce' está à porta do Calasasaya, e no início do solstício os raios do sol penetram por dentro da porta de entrada do Templo iluminando o magnífico monolito de Ponce.

Monolito Ponce. Em homenagem ao arqueólogo Carlos Ponce. ©James Q. Jacobs. Visite http://www.jqjacobs.net/andes/tiwanaku.html Monolito92 Ponce. by James Q. Jacobs. Visite http://www.jqjacobs.net/andes/tiwanaku.html templo Kalasayaya. http://www.sacredsites.com

No interior do Palácio dos Sarcófagos ou Putini estão os monolitos antropomórficos Fraile, com seus olhos e lábios imensos, e Bennet.

El Fraile. Está construído dentro do Templo Kalasasaya Bennet. Em homenagem a Wendell C. Bennet, que em uma escavação em 1.932, o encontrou no templo subterrâneo. Visite http://infinity.cos.edu/art/strong/module/precol5c/default.html
A Porta do Sol está inclusa dentro do Templo de Kalasasaya. Entretanto, os estudiosos questionam a localização atual da Porta do Sol.Visite http://www.lightworker.com/HotSpots/Tiahuanaco/tiahuanacophotoalbum.htm A Porta do Sol está inclusa dentro do Templo de Kalasasaya. Entretanto, os estudiosos questionam a localização atual da Porta do Sol.Visite http://www.lightworker.com/HotSpots/Tiahuanaco/tiahuanacophotoalbum.htm Detalhes da Porta do Sol. by James Q. Jacobs

No rodapé da Porta do Sol, está representado um calendário, com 30 dias e os 12 meses do ano, enfatizando os meses de junho e dezembro, e os meses de março e setembro, que caracterizam, respectivamente, os solstícios e os equinócios. A Porta do Sol está perfeitamente alinhada com o Sol: o nascente e o poente.

Puerta de la Luna

O templo Puma Punku foi uma pirâmide, na orla do lago Titicaca, e algumas de suas lajes pesariam 100 toneladas, com motivos geométricos, e 10 portas.

Ruínas do Templo Puma Punku. Visite http://www.sacredsites.com

O templo Puma Punku está desmoronado, mas a National Geographic publicou em sua revista de junho de 2.002, o que teria sido a construção desse templo, exibindo a beleza e a esplêndida obra de arte, com os Deus Puma guardando a escadaria do templo.

imagem da National Geographic estátua do deus puma. Visite http://members.cox.net/ancient-sites/inca/day12_Tiwanaku.htm

O templo de Acapana tem a forma de uma pirâmide; a montanha sagrada de Tiwanacu, com sete níveis e posicionada de acôrdo com os pontos cardeiais.

Nessas duas pirâmides tinham lugar as cerimônias lunar e solar, respectivamente nas pirâmides Puma e Akapana.

Há muitas lendas em torno de Tiahuanaco, porque não foram encontrados escritos que contassem sobre sua real existência e a origem de seu povo.

Hoje em dia, os arqueólogos continuam a fazer escavações nesse tesouro arqueológico, para possíveis descobertas que tirem Tiahuanaco de seu mistério. E os ainda Aymara cultuam na Porta do Sol com suas cerimônias religiosas, o solstício.

Tiahuanaco é um mistério absoluto; um enigma. Nem ao menos sabem o nome verdadeiro desse local.

Muito menos a idade de sua construção.

Uns dizem ser Tiahuanaco 'lugar donde se sienta el guanaco', ou Taipicala 'la piedra central', ou Tiwana 'piedra erguida', ou TIA HUANA COTA 'lugar donde se seco el lago', ou INTIWA WAN HAKE 'ciudad Eterna de los Hombres-Sol', ou TIYAY UANACO, 'ciudad fundada por Huyustus , sobre las ruinas de una ciudad, CHUCARA, en la que vivian hombres gigantescos, grandes arquitectos y artistas'.

Outros, é 'reunión o conjunto'; 'hua' é 'la tierra'; na, 'donde se hace' e 'co', agua', portanto, seu significado é 'el lugar donde se forma (o hace) la tierra y el agua'.

Ou, 'Ciudad eterna', 'Hijos del Tiki o del Jaguar', 'Ciudad del agua' e 'Pueblo de los Hijos del Sol'; también, 'Chuquiyutu'.

Ou 'tiwanaka,' é 'esto es de Dios'.

Tiahuanaco foi construída antes do dilúvio, apenas em uma noite, por gigantes desconhecidos. Viveram em Tiahuanaco em esplêndidos palácios, porém foram devorados pelos raios do Sol e seus palácios se reduziram a ruínas, porque não deram ouvido à profecia dos adoradores do Sol.

Ou, Tiahuanaco foi construída apenas em uma noite por Noé, um pastor que sobreviveu ao dilúvio.

Ou, que Tiahuanaco foi construída por gigantes, titans, ou por criaturas que vieram do céu.

Ou, que os blocos foram transportados suspensos no ar ao som de uma trompete.

Ou, a fundação de Tiahuanaco se deve à bondade do Pai Sol, que enviou sua filha em um raio de prata descendo na ilha do Sol, no lago Titicaca, e veio civilizar os nativos.

Ou, que os homens nascidos na terra dos construtores de enormes cidades de pedra, foram exterminados pelos aukakunas.

Ou, que desde as terras dos Peles Vermelhas até a terra do Fuego de los Tehuelches, os índios, del Cuzco, os Iowas, os Mayas, os Chibchas, Arawaks, Guaranis, o mundo afundou na escuridão após o dilúvio.

Ou, o desaparecimento de um Paraíso no altiplano destruído e afundado porque os homens desobedeceram a Divindade.

Ou, Tiahuanaco foi construído antes do dilúvio, em uma noite, por gigantes desconhecidos.

Ou, que Orjana, 'la Gran Madre de la Tierra, veio em uma nave dourada e deu à luz a setenta filhos e retornou às estrelas, e este fato está inscrito na Porta do Sol.

Posted by criptopage