Terremoto e Tsunami
Terremotos no Alaska
Mapa indicando as falhas tectonicas e ocorrência dos terremotos no Alaska e no arquipélago Aleutas.
As estrelinhas coloridas assinalam a presença do DART buoy (DART - Deep-ocean Assessment and Reporting of Tsunami), uma estação que coleta dados sismicos, transmitindo alertas de tsunami, através das ferramentas de comunicação; leia mais em Tsunami Warning Systems e também na outra página sobre Tsunami Warning System
O mapa foi criado pelo National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) Alaska Tsunami Warning Center, mostrando como o tsunami gerado por um terremoto no sul do arquipélago das Aleutas se desloca.
Tsunami de 1946
Em 1 de abril de 1.946, um terremoto ocorreu próximo de Unimak Island, no arquipélago Aleutas, no Alaska, e gerou uma série de ondas conhecidas como tsunami, as quais atingiram cerca de mais de 35 m. Elas são uma cadeia de ilhas vulcânicas.
As ondas atingiram o Alaska, British Columbia, Washington, Oregon e as costas da California, Havaí, Samoa, Marquesas Islands, Japão, Peru e Chile.
Saiba mais sobre esse tsunami, cuja ocorrência tornou-se um mistério e é objeto de investigação dos cientistas, visitando os sites abaixo:
- Cause Of 1946 Tsunami Becomes A Mystery
- Researchers Probe Marine Mysteries off the Alaskan Coast
- Mystery of Deadly 1946 Tsunami Deepens
Em 1.948, foi instalado o Pacific Tsunami Warning Center, no Hawaii, e o West Coast & Alaska Tsunami Warning Center implementado em 1.967.
Veja a animação do Sistema de Monitoramento por Satélite dos Tsunamis apertando, no site, os botões "trigger mode" e "request mode".
Foto da onda, que tinha cerca de 6 m de altura, atingindo a praia que fica em frente ao Puumaile Tuberculosis Hospital
Foto da onda, que tinha cerca de 6 m de altura, atingindo a praia que fica em frente ao Puumaile Tuberculosis Hospital
Foto do tsunami passando sobre o Pier No. 1, Hilo Harbor
O homem indicado pela seta não sobreviveu. Foto feita pelo SS Brigham Victory, que estava atracado no momento do evento. Em 1946.