Bunyips
Bunyips são espíritos ou criaturas lendárias dos aborígines australianos. Os Bunyips ficam a espreita nos rios, pântanos, riachos, emergindo à noite.
Os aborígenes compartilharam essas lendas com os colonizadores, que se sentiram temerosos com a possibilidade de sua aparição e qualquer barulho maior à noite os assustavam.
Alguns acham que pode ser um gorila, ou bigfoot ou Yowie australiano, enquanto que outros dizem ser um espírito meio humano, meio animal. O descrevem com vários tamanhos, formas e cores.
Modernamente, o bunyip seria um ser humano que para escapar das adversidades da Grande Depressão ou da Lei, se escondeu, e quando as pessoas chegavam nos locais onde contavam aparecer o bunyip, êle as espantava, causando-lhes sustos.
Abaixo algumas imagens do Bunyip do imaginário dos australianos:
O seu principal objetivo é criar terror noturno comendo pessoas e animais. São célebres pelos seus gritos terríveis na noite e assustam os aborígines a ponto de não se aproximarem de uma fonte de água onde um bunyip podia estar à espera para os devorar.
Para se informar mais visite
Há muitos relatos na população que testemunharam aparições de bunyips, por isso os criptozoologistas continuam a procurar essas criaturas. A descrição do animal é variada, daí a dificuldade em encontrá-lo. Os aborígines não descrevem a criatura do mesmo modo. Uns dizem ser como uma grande cobra com barbas; outros que parece um semi-humano peludo com um pescoço longo e cabeça como um pássaro. Contudo, a maioria dos australianos consideram ser um animal mítico. Alguns cientistas pensam que o bunyip foi um animal real, o diprotodon, extinto há 20.000 anos, que aterrorizou os colonizadores da Austrália.
Para se informar mais visite
Para Oodgeroo Noonuccal, ou Kathleen Jean Mary Ruska, ou Kath Walker, o bunyip é um espírito mau ou punitivo dos sonhos aborígenes.
Oodgeroo Noonuccal nasceu em Minjerribah, Stradbroke Island, Brisbane. Foi voluntária na segunda guerra mundial. Poeta, escritora e ativista defensora dos direitos dos aborígenes. Fundou Noonuccal-Nughie Education and Cultural Centre, em Stradbroke Island.
Bunyips começou como um animal real que assustava os nativos há 25.000 anos até ser extinguido. Depois da extinção física, eram visto e ouvidos junto à água, e temidos pelos nativos durante milhares de anos até à chegada dos europeus. Então evoluíram para espíritos, continuando a espalhar o terror, e vistos também por brancos.
Hoje, o buniyp é uma lenda mitológica, uma celebridade na literatura e personagem na mídia.
- livro: The Bunyip of Berkeley's Creek. Autor: Jenny Wagner
- livro: The Brown Fairy Book. Autor: Andrew Lang
- "Dot and the Kangaroo", musical. 1977
- "Dot and the Smugglers". filme. 1987
- "Alexander Bunyip". década de 1980. televisão.
- "Bertie the Bunyip". show. décadas de 1950 e 1960
- PlayStation game Chrono Cross.
- videogame Ty The Tasmanian Tiger
- RPG Werewolf: The Apocalypse
- Playstation2 game Final Fantasy X
- Playstation2 game Culdcept
- Nintendo GameCube game Animal Crossing
- Nintendo DS: Animal Crossing: Wild World
- Charmed, seriado de televisão
- Hi-5 programa de televisão e nome da banda que atua nesse programa
- Hi-5 programa de televisão, na versão americana
- - uma moeda do bunyip é usada no resort Sturt Reserve
Em 1994, a Austrália emitiu 4 diferentes selos postais alusivos ao bunyip: