A alma gêmea ou chama gêmea, constituem duas almas que foram criadas a partir da mesma centelha divina. Portanto a presença eletrônica de cada alma é uma cópia exata da outra.
Ninguém em todo o cosmos, além da alma gêmea pode reivindicar essa unidade conosco, porque espiritualmente falando, nós só nascemos uma única vez.
Assim, todos nós começamos a nossa evolução muito tempo atrás, quando Deus em sua sabedoria e bondade ao criar cada alma, deu-lhe a forma arredondada de uma esfera, depois dividiu a esfera em duas partes e colocou cada metade em corpos físicos diferentes.
Desta forma, quando as chamas gêmeas descem ao mundo material, uma delas assume a polaridade positiva (masculina) e a outra negativa (feminina).
Infelizmente com o passar dos séculos perdemos a companhia da nossa chama gêmea, justamente por Ter começado a contrair karma. O ser humano ao invés de evoluir, acabou regredindo e adquirindo obrigações para com outras pessoas. E é por essa razão que as almas gêmeas acabaram separando-se, pois a Lei do karma exige que voltemos ao lugar e a situação onde contraímos essa dívida e cumpramos com as nossas responsabilidades.
O objetivo da vida é equilibrarmos o nosso Karma para chegarmos a reunião com Deus e com a alma gêmea, e desta forma subirmos novamente a escada da vida até a fonte da qual descemos.
Almas Companheiras
Uma alma companheira é alguém com quem nós trabalhamos, possivelmente, durante muitos séculos na mesma missão de desenvolvimento da alma. Basicamente podemos definir a relação das almas companheiras como sendo do tipo irmão-irmã, embora possa acontecer ótimos casamentos e uniões entre elas.
As almas companheiras têm a sensação de serem camaradas, peregrinos empenhados num caminho comum, e sentem que aquilo que fazem tem de ser feito em conjunto. Estas almas podem ter-se reencontrado em várias reencarnações, havendo um laço profundo entre elas.
A relação de almas companheiras tem a ver com a amizade, com a sincronia de pensamentos, já que são almas que buscam ajudar umas às outras a fim de partilhar uma missão. Geralmente estas almas possuem uma ótima convivência, onde o diálogo é a fonte para o crescimento espiritual de ambas.
Todo ser humano possui muitas almas companheiras e o objetivo cósmico da reunião destas almas é manter a evolução mental, emocional e espiritual em cada ser. Passamos nossa vida conhecendo pessoas, e poucas transformam-se em verdadeiros amigos, do tipo que poderiam ser chamados de almas companheiras.
O encontro das Almas Gêmeas
O encontro das almas gêmeas é muito significativo e pessoal, pois acontece ao mesmo tempo, no plano terreno e no plano astral. A primeira certeza de que se trata de um encontro de almas gêmeas é o olhar. Outro critério importante que deve ser levado em consideração é a não possessividade. Possuir, ser dono ou ter controle sobre a vida de outra pessoa significa negar sua liberdade, e este tipo de comportamento certamente não existe entre duas chamas gêmeas, pois a confiança e o amor entre ambas é muito grande.
O amor das almas gêmeas é um amor genuíno, a pessoa ama a outra exatamente como ela é, e de forma alguma procura modelá-la segundo sua própria imagem, ou de acordo com o que gostaria de encontrar em alguém. Ela apenas tenta auxiliar a sua outra metade a alcançar o que há de melhor e mais elevado em sua personalidade.
O relacionamento de almas gêmeas não mantém registros dos erros que acontecem, dá sempre o primeiro passo para a reconciliação rápida, mesmo não tendo certeza de qual resposta irá obter. A alma gêmea é generosa e não se importa em dar mais do que recebe, mas quando isso acontecer, muito provavelmente será um indício de que o parceiro, na realidade, não é a sua alma gêmea, pois se fosse ele estaria se importando com você, tanto quanto você se importa com ele.
O encontro das chamas gêmeas nem sempre é despido de conflitos, na maioria das vezes a união acontece quando uma das duas ou mesmo as duas partes estão passando por momentos difíceis, pois quando estamos enfrentando problemas, elevamos nossos pensamentos a esferas espirituais, o que facilita um contato mais direto com Deus e também com a sua alma gêmea. Só que este encontro final pode acontecer depois de muitas vidas, depois de seguidos desencontros, mas com certeza um dia irá acontecer. Desta forma as duas partes da esfera acabarão por se unir novamente para formar o todo inicial.
Todos devem compreender que nem sempre as almas gêmeas possuem a mesma idade cronológica e em alguns casos não faz parte do plano divino de uma pessoa encontrar a sua alma gêmea nesta encarnação, mas isto não significa que Deus não providenciou um(a) parceiro(a), um(a) companheiro(a), um marido ou uma esposa. E essa pessoa pode ser uma alma companheira ou alguém por quem você sinta um enorme carinho, onde o relacionamento satisfaça a alma, visando a realização de uma meta comum.
Onde encontrar a sua alma gêmea?
A sua alma gêmea pode estar muito longe, mas também pode estar na próxima esquina. Nunca se sabe. Nada acontece por acaso, mas precisamos estar preparados para reconhecer a felicidade que nos bate à porta.
O caminho mais correto para descobrir onde encontrá-la é perguntar a si mesmo: Onde você estaria agora? Onde você iria se divertir para relaxar um pouco? Onde você se sente bem? Você terá grandes probabilidades de encontrar a sua alma gêmea neste mesmo lugar, pois já que ela é a sua outra metade idêntica a você, esta pessoa gosta das mesmas coisas que você gosta.
Identificando a sua Alma Gêmea
Claro que o belo atrai muito mais, mas você pode prejudicar o encontro com a sua alma se procurar apenas pessoas exteriormente bonitas. A atração apenas pelo belo, pelo sexo, pode levar alguns casais ao casamento tão somente para saciar os seus anseios superficiais.
Para identificar a sua alma gêmea o primeiro passo é ver as pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem.
Aceite as pessoas sem preconceitos.
O amor que discrimina é conhecido como amor individual e não universal.
É possível termos uma idéia de como será a nossa alma gêmea?
Com certeza.
Nossos próprios sonhos e fantasias encarregam-se de dar uma idéia aproximada do que esperamos encontrar. Na verdade, nosso inconsciente manda para o consciente a imagem física de como deve ser a nossa alma gêmea. Como já nos sentimos atraídos por aquele tipo de pessoa o processo de aproximação torna-se muito mais fácil e fluente. Todos temos, desde muito cedo, uma idéia e um ideal do amor. Durante nossa evolução modificamos nossa idéia, mas não nosso ideal.
Os principais fatores que identificam um relacionamento de almas gêmeas
Relação baseada no amor espiritual, carinho, saudade, compreensão, vontade de ajudar, de estar sempre ao lado da pessoa amada, cultivando o respeito e a fidelidade.
Além disso outro fator necessário neste tipo de relacionamento é a convivência harmônica. Infelizmente muitos casais almas gêmeasseparam-se por não saberem trabalhar a convivência.
Só o amor é real
Para cada um de nós existe uma pessoa especial. Pode nos parecer diferente, mas nosso coração a reconhece. Há entre ela e nós um laço eterno, que nunca nos deixa sós. A nossa mente pode interferir. "Eu não te conheço". Mas o coração sabe. Ao tomar a nossa mão pela primeira vez, a lembrança daquele toque transcende o tempo e quando ele(a) olha em nossos olhos, vemos um espírito companheiro que vem nos acompanhando há séculos.
Percebemos uma súbita sensação de familiaridade, de conhecer aquela pessoa em níveis mais profundos do que a mente consciente poderia alcançar. Sabemos intuitivamente o que dizer, como ela vai reagir. Um sentimento de segurança e uma confiança muito maior do que se poderia atingir em anos de convivência. Nem todos estão prontos para ver imediatamente. Há um ritmo nisso tudo, e a paciência pode ser necessária àquele que percebe primeiro.
Um olhar, um sonho, uma lembrança, uma sensação podem fazer com que despertemos para a presença do espírito companheiro que atravessa os séculos para nos beijar mais uma vez e lembrar-nos de que estamos juntos sempre, até o fim dos tempos.
Não é fácil para ninguém falar sobre os mistérios do coração, principalmente porque as pessoas, em geral, não estão com a atenção voltada para seu interior, para seu íntimo mais profundo.
É preciso muita coragem e muita disposição de espírito para deixar de ver apenas o mundo exterior e se voltar para seu próprio interior desconhecido. É um assunto tão amplo que exige atenção especial.
Muitos evitam olhar para seu próprio interior com medo do que irão encontrar, já que é quase impossível mentir para si mesmo.
Por exemplo, acreditar em almas gêmeas com certeza requer muita disposição para conhecer um pouco mais sobre tudo e muito mais do que o mundo esotérico tem a oferecer. Os cépticos dizem que isso não passa de uma grande bobagem, que almas gêmeas não existem, não passando de mais uma invenção. Quem não desejaria ser envolvido por almas gêmeas e viver em toda plenitude?
Dizem que Deus, em sua sabedoria e bondade, ao criar cada alma, deu-lhe a forma arredondada de uma esfera. Depois cortou a esfera em duas partes e colocou cada metade em um corpo diferente. Descobrir sua alma gêmea é uma missão, e o primeiro passo é acreditar nela, em sua existência, como se fosse uma religião.
Seu coração provavelmente irá mudar sua essência, propiciando as condições ideais de união entre você e sua alma gêmea.
Com o mundo interligado por computadores poderemos ter acesso a pessoas de cuja existência jamais saberíamos. Novos horizontes abrem-se para a humanidade em todos os campos do conhecimento. Sem sair de nossa sala podemos, no mesmo dia, ter contato com pessoas de diferentes países, visitar museus na Europa, informarmo-nos sobre os últimos sucessos da Broadway, atualizar nosso conhecimento sobre qualquer assunto, etc.
Os computadores estão aí, á nossa disposição, cabendo-nos saber utilizá-los de maneira adequada e útil. Apesar de toda essa facilidade de relacionamento á distância, não haverá substituto para a aproximação pessoal. Não haverá como dispensar o diálogo pessoalmente, nem como diminuir a emoção do primeiro olhar e do primeiro beijo.
É possível termos uma idéia como será nossa alma gêmea?
Com certeza.
Nossos próprios sonhos e fantasias encarregam-se de dar uma idéia aproximada do que esperamos encontrar. Na verdade, nosso inconsciente manda para o consciente a imagem física do que deve ser nossa alma gêmea. Como já nos sentimos atraídos por aquele tipo de pessoa o processo de aproximação torna-se muito mais fácil e fluente. Isso já foi mencionado acima e poderá acontecer assim com você, ou de qualquer outra forma. Não há regras que determinem como nem quando deve ser.
A idéia é: devemos ser felizes, e não por um certo tempo. Procuramos por uma alma gêmea para formar o par perfeito, aquele que será amado todos os dias, até o final dos tempos. Aconteça o que acontecer. Porque procuramos uma solução que seja eterna, não há pressa. Mas, também, porque desejamos ser felizes o mais rápido possível, não há tempo a perder.
Sua alma gemea pode estar longe, mas também pode estar na próxima esquina. Nunca se sabe. Nada acontece por acaso, mas e preciso estar atento para reconhecer a felicidade que nos bate à porta.
Mas onde encontrar sua alma gêmea? Pode ser no Japão, nas dunas do Saara, num mercado persa... verdade. Mas pode ser que ela esteja entrando na sua casa agora mesmo, pode ser uma pessoa amiga de alguém da sua casa, pode ser alguém que toca a sua campainha, porque estava perdido pelo bairro e precisava de uma informação.
Porém, o caminho mais correto é: já que é sua alma gêmea, esta pessoa é idêntica a você, e assim sendo, onde você estaria agora?
Onde você iria se divertir?
Onde você iria passear para relaxar um pouco?
Onde você se sente bem?
Você terá grandes probabilidades da sua alma gêmea estar neste mesmo lugar, porque, esta pessoa gosta das mesmas coisas que você gosta. O amor das almas gêmeas decorre da maneira mais tranqüila do que os outros relacionamentos, mesmo porque não irá existir aquela situação que a maioria dos casais carregam: "Ah, ela é muito boa para mim, mas se ela fosse menos ciumenta..." ou "Eu adoro ele, mas ele tem um gênio terrível, se ele mudasse um pouco...", ou seja, o princípio de conduta de ambos dificilmente será modificado por influências externas ou ideais que outras ou elas próprias impuseram.
Isto é desarmônico com o ideal da alma gêmea. A alma gêmea age, não vive de reações. Ela é ativa, viva.
Igualmente desonesto e injusto é ficar mantendo uma "conta corrente" para controlar o que um fez em benefício do outro. A alma gêmea é generosa e não se importa em dar mais do que recebe.
O amor genuíno, citado antes, é oferecido sem que a ele estejam presas correntes. É o que os filósofos chamam de "amor desinteressado", ou em outras palavras, o que não pode ser comercializado.
O relacionamento das almas gêmeas não mantém registro de erros, nem mantém arquivos de mágoas. Ele baseia- se na fé, e não no medo.
O primeiro passo é ver as pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem. Aceite as pessoas sem preconceitos. O amor que discrimina é conhecido como amor individual e não universal.
O amor de almas gêmeas é inesgotável, não diminui à medida que o relacionamento continua, aumenta cada vez mais. Não existe namorado, amante ou amado, muito menos divisões, desuniões ou desilusões.
O amor das almas gêmeas subsiste em outros planos e em outras vidas.
É eterno.
topoO ser humano desde que vem a este mundo sente a necessidade de conviver com almas gemeas, e no decorrer de seu crescimento essa carência vai aumentando.
Todos os caminhos mostram que os seres foram criados a partir do amor e se tornou intrínsico e deve ser incondicionalmente a única condição para a eterna felicidade.
Então, como situar, inserir, compreender, o encontro da alma gêmea no ambiente do século 21, que faz alguns anos está se tornando cada vez mais, exclusivamente, materialista, envolvendo todos nesse contexto, de tal forma, fazendo esquecer responsabilidades, compromissos, sensibilizando por demais os sentimentos maus, supérfluos, levando a caminhos inconsequentes, fragilizando diante de obstáculos que devem ser transpostos com Amor, Paciência, Persistência.
E é imenso o desejo de encontrar a alma gêmea, mas com tantos irresistíveis confortos, torna-se inimaginável, e impossível essa aventura devido aos caminhos escolhidos que te deixarão insegura(o).
E o encontro com a alma gêmea independe de conciliar com essa sua outra metade que deveria ser perfeita, os confortos materiais. Sua alma gêmea pode estar em qualquer lugar, pode ser qualquer pessoa, impossível planejar, principalmente associando nessa alma gêmea, posição social, instrução, beleza, ou qualquer poder que denote materialismo.
A alma gêmea se refere ao sentimentos intimos, por isso, alma gêmea, almas gêmeas. Essas palavras sugerem arrebatamento, extase, sugerindo um romance maravilhoso. Mas um romance diferenciado do que é mostrado nos filmes, livros... Espera-se um eterno esplendoroso final.
A alma gêmea que tanto se espera é subjetiva, e deve ser encarado verdadeiramente como um sentimento de sublime amor, comparável ao extremo sofrimento, a dor... Exige profundo conhecimento de si mesma(o) para evitar comportamento arrebatador, irracional, afastando-se para sempre da alma gêmea, que não soubeste reconhecê-la nessa impetuosidade.
O seculo 21 apresenta caminhos tortuosos, velozes, e apresenta a transformação do amor inesperadamente, tudo sempre parece estar fora do compasso, não fluindo harmoniosamente, com perfeição. É insensata, pois, a busca pela alma gêmea desconhecendo o conhecimento profundo de si mesmo(a).
topo
O tamanho do mundo, para muitos, aumentou com a globalização, a Internet, rompendo de vez as fronteiras -
(...)não existem fronteiras quando se utiliza a Internet para a aprendizagem das pessoas, — Educação em Rede: uma Visão Emancipadora, Margarita Victoria Gomez -,ainda assim tão perto e distante ao mesmo tempo, mas favoreceu, até em tempo real, a mobilidade, o entretenimento, o compartilhamento de conhecimento, o espaço para o relacionamento, mas não garante a interatividade tão desejada por todos.
Mas você, nesse mundo gigantesco, é um mundo que o enriquece com imenso leque de possibilidade, mesmo que não percebas. que tem a capacidade de vislumbrar a criatividade, de maneira única e mui particular -
(...)morfologia da palavra criatividade, assim como de outras que terminam em 'dade', denota a qualidade genérica que se atribui aos indivíduos 'que tem o poder ou a posse de' — Criatividade no Processo de Coaching, Marta Andrade Castilho e Stela Maris Sanmartin.Poder-se-ia dizer: "Temos o mundo nas mãos"?
Pensando nesse "tamanho do mundo", parece impossível o encontro de almas gêmeas, que por si só almas gêmeas está além da percepção cognitiva, evocando reminiscências inesquecíveis de um passado muito remoto, sempre intimamente à procura da sua outra metade, emoções do tipo "já estive aqui", "já vi essa pessoa em algum lugar", o agora popular e famoso déjà vu, que Émile Boirac criou essa palavra e o utilizou em seu livro L'Avenir des Sciences Psychiques, se amparado em cálculos matemáticos, sistemas mensuráveis, planejamento, racionalidade, fator destino, dádiva, pois segreda a personagem Raposa:
(...)só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos, (...) — O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry.
A citação atribuída a Antoine de Saint-Exupéry,
O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção,remete à responsabilidade mútua de compartilhar todos os momentos da vida a dois, de comprometimento de quem optou estar com sua alma gêmea, pois consolida todos os laços emocionais entre elas, alcançando, assim, a plenitude do amor e da felicidade, ainda há que considerar que o ser humano é escultor de si mesmo.
-
Leia+
Leia alguns Déjà Vu experienciados e publicados no livro Deja Vu Experience: Essays in Cognitive Psychology, de Alan S. Brown
- “Last Wednesday, I was at home with both my parents around. I was revising a term paper, around 1 A.M. I felt a sensation that told me that I had revised that paper before. I felt strange because the minute I highlighted the word ‘wander,’ I got a sense that it had happened already. I even said out loud the word ‘déjà vu’ when I received that sensation.”
- “Last summer, I was in a program at Galveston. I was sittingwith my roommate and we were talking about our problems. After a few minutes of talking, I experienced déjà vu. I don’t know if I had dreamed that experience or what, but it felt as if it was recurring.”
- “We visited a discothèque in Downtown Disney, and were dancing with two girls from Brazil. Neither one of us had been there before, or had met the girls before. However, when a song played I felt as if I had lived the moment before. I couldn’t remember exactly when or where, but I knew it wasn’t my first time there and with them.”
Torna-se, intangível, até opinar sobre conhecer ou não sua alma gêmea, ou desejar esse amor... de alma gêmea, sem observar o cuidado primordial de amorosa reflexão sobre si para preparar-se para esse momento.
Sobrevalorizar essa reflexão, como já mencionado, para encontrar sua alma gêmea é fundamental e muito especial, pois ajudará a aprimorar o real entendimento de si que harmonize consigo e a capacidade intuitiva, esta sempre é depreciada em favor da razão. Ajudará a decifrar o que seu subconsciente realmente deseja de sua alma gêmea, ou o que tem a oferecer-lhe, com certeza absoluta, cujo subconsciente, no seu mais seu recôndito, pode estar acobertando exigências e necessidades outras de realização, que não vai de encontro com o real objetivo de vida a dois, aspirando uma impossibilidade, que fica escondido no seu subconsciente, até mesmo secreto, com ímpeto cego, involuntariosamente. O Enchirídion ou Manual de Epicteto alerta:
O senhor de cada um é quem possui o poder de conservar ou afastar as coisas desejadas ou não desejadas por cada um. Então, quem quer que deseje ser livre, nem queira, e evite o que dependa de outros. Senão, necessáriamente será escravo.
Concluir essa análise é muito difícil pois a predisposição para detectar o que ocorre no subconsciente, que é algo profundamente frágil, abstrato e misterioso, mesmo sob à luz da razão, ainda pode ser duvidosa.
Aristóteles, em Ética a Nicômacos, diz:
Não parece possível que um jovem seja dotado de discernimento.
Não se pode jamais esquecer que o relacionamento é compartilhamento, é delicadeza e cuidado, é reciprocidade, em todos os sentidos da vida a dois, e deve prevalecer o melhor dos sentimentos e comportamentos, fundamentalmente o altruísmo, a sintonia emocional e material, para não permitir que esse amor se encaminhe para o
Que seja eterno enquanto dure, — Vinicius de Moraes,ou o
Amor é apenas instinto de sobrevivência da espécie, — Schopenhauer,ou ainda,
Lembre-se de que aquilo que você tem hoje, um dia esteve entre as coisas que desejava — Epicuro.E Nick Vujicic diz:
E aí voce se esquece do que voce tem,no vídeo Nick Vujicic - Dublado em Português. Já para o filósofo cristão Jacques Maritain:
Não amamos qualidades, amamos uma pessoa; às vezes tanto pelos seus defeitos quanto por suas qualidades.
A alma gemea seria alguém como si mesma(o)?
Qual seu significado e intenções? É encontrar-se a si mesmo no outro? Isso não é suficiente, pois que para que aconteça a felicidade idealizada é preciso encontrar-se primeiramente a si mesmo, imiscuindo-se em seus desejos objetivos e reais.
A alma gêmea, mesmo sendo sua alma gêmea, é única, e juntos conseguirão convergir com naturalidade a uma convivência harmoniosa, mesmo em situações controversas, de aflições, transcendendo seu eu humano, para que a natureza do amor seja sublimadora, poética e
que seria de nós se não sonhássemos — Memorial do Convento, José Saramago.Santo Agostinho se manifesta assim sobre o amor:
Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.
Na obra O Banquete, de Platão, o personagem Aristófanes conta que nos primórdios do tempo os seres eram completos e eram o masculino masculino que descendia do Sol, o feminino feminino da Terra e o masculino feminino, os andróginos, descendia da Lua. Eram perfeitos, autosuficientes. Bastavam a si mesmos, e por isso, presunçosamente, decidiram enfrentar os deuses, escalando ao Céu, o lar dos deuses. Para contê-los o deus Zeus partiu-os ao meio, separando-os de sua metade e enfraquecendo-os do seu imenso poder.
Desde então, os seres sentem-se incompletos, buscando incessantemente pela sua outra metade original perdida.
Aristóteles disse:
O amor é composto de uma única alma habitando dois corpos — The Lives and Opinions of Eminent Philosophers, Diogenes Laërtius.
O personagem Sócrates, dialogando com o personagem Agatão, em O Banquete, expõe sobre o Amor:
O que deseja, deseja aquilo de que é carente, sem o que não deseja, se não for carente.
No O Banquete, o autor escreve:
O que não temos, o que não somos, o que nos falta, eis os objetos do desejo e do amor.
(...) ser feliz é ter o que se deseja (...) — A Felicidade, Desesperadamente, André Comte-Sponville, traduzido por Eduardo Brandão Martins Fontes.
Através do personagem de Aristófanes, Platão inspirou o amor romântico.
-
Leia+
O personagem Aristófanes prossegue discursando sobre o Amor em O Banquete:
"Por conseguinte, desde que a nossa natureza se mutilou em duas, ansiava cada um por sua própria metade e a ela se unia, e envolvendo-se com as mãos e enlaçando-se um ao outro, no ardor de se confundirem, morriam de fome e de inércia em geral, por nada quererem fazer longe um do outro. E sempre que morria uma das metades e a outra ficava, a que ficava procurava outra e com ela se enlaçava, quer se encontrasse com a metade do todo que era mulher — o que agora chamamos mulher — quer com a de um homem; e assim iam-se destruindo.
É então de há tanto tempo que o amor de um pelo outro está implantado nos homens, restaurador da nossa antiga natureza, em sua tentativa de fazer um só de dois e de curar a natureza humana.
Quando então se encontra com aquele mesmo que é a sua própria metade, tanto o amante do jovem como qualquer outro, então extraordinárias são as emoções que sentem, de amizade, intimidade e amor, a ponto de não quererem por assim dizer separar-se um do outro nem por um pequeno momento. E os que continuam um com o outro pela vida afora são estes, os quais nem saberiam dizer o que querem que lhes venha da parte de um ao outro. A ninguém com efeito pareceria que se trata de união sexual, e que é porventura em vista disso que um gosta da companhia do outro assim com tanto interesse; ao contrário, que uma coisa quer a alma de cada um, é evidente, a qual coisa ela não pode dizer, mas adivinha o que quer e o indica por enigmas.
Se diante deles, deitados no mesmo leito, surgisse Hefesto e com seus instrumentos lhes perguntasse: Que é que quereis, ó homens, ter um do outro?, e se, diante do seu embaraço, de novo lhes perguntasse: Porventura é isso que desejais, ficardes no mesmo lugar o mais possível um para o outro, de modo que nem de noite nem de dia vos separeis um do outro? Pois se é isso que desejais, quero fundir-vos e forjar-vos numa mesma pessoa, de modo que de dois vos torneis um só e, enquanto viverdes, como uma só pessoa, possais viver ambos em comum, e depois que morrerdes, lá no Hades, em vez de dois ser um só, mortos os dois numa morte comum; mas vede se é isso o vosso amor, e se vos contentais se conseguirdes isso. Depois de ouvir essas palavras, sabemos que nem um só diria que não, ou demonstraria querer outra coisa, mas simplesmente pensaria ter ouvido o que há muito estava desejando, sim, unir-se e confundir-se com o amado e de dois ficarem um só. O motivo disso é que nossa antiga natureza era assim e nós éramos um todo; é portanto ao desejo e procura do todo que se dá o nome de amor. Anteriormente, como estou dizendo, nós éramos um só, e agora é que, por causa da nossa injustiça, fomos separados pelo deus, e como o foram os árcades pelos lacedemônios; é de temer então, se não formos moderados para com os deuses, que de novo sejamos fendidos em dois, e perambulemos tais quais os que nas esteias estão talhados de perfil, serrados na linha do nariz, como os ossos que se fendem. Pois bem, em vista dessas eventualidades todo homem deve a todos exortar à piedade para com os deuses, a fim de que evitemos uma e alcancemos a outra, na medida em que o Amor nos dirige e comanda. Que ninguém em sua ação se lhe oponha — e se opõe todo aquele que aos deuses se torna odioso — pois amigos do deus e com ele reconciliados descobriremos e conseguiremos o nosso próprio amado, o que agora poucos fazem."
Assim, o mal primordial está no real desejo escondido no seu subconsciente, nas diferenças a serem resolvidas, elucidadas, os quais são de suma importância, imprescindível, que, sem essa solução, não permitirão a caminhada saudável ao lado da alma gêmea. Por isso é preciso obter noção bem clara do conteúdo desse seu subconsciente, sem subterfúgios, que muitas vezes raramente se consegue atingir, devido à escassez de conhecimento de si, que é único e verdadeiro em cada alma gêmea. Para Schopenhauer:
A maior de todas as maravilhas não é o conquistador do mundo, mas o dominador de si próprio.
Quando pensamos em como seria sua alma gêmea a conclusão a que se chega é sempre superficial, dificilmente se aprofunda na personalidade e vontade própria, do que se espera, devido à imediatez, levando em consideração somente o que está evidente na superficialidade, no momento do encontro, sem que se dê o tempo necessário e levando assim ao autoengano.
Todos procuram sua alma gêmea, mas antes de sair à procura é necessário resolver-se de algo que também é intangível como o medo inextinguível de ser voce diante de todos e não só diante de algumas pessoas com as quais se sente confortável, viver de coração e mente abertos, curar suas dores, vivências dolorosas, situações que o subconsciente bloqueia receando decepções, permitindo-se encerrar-se em si, sinalizando claramente quais seus defeitos, suas exigências, suas necessidades mais básicas. Mas isso não significa abrir mão de sua privacidade.
Enquanto esperas o encontro com sua alma gêmea não deixe de viver seu cotidiano, com autonomia de decisão, alegria, esperança, planejando realizações para o futuro, através da profissionalização no trabalho, a escola, independência economica, e muito menos não se permita a que simplesmente o "destino" se encarregue desse encontro:
ele não é tecido por forças divinas, mas escrito pelos humanos,disse o filósofo Epicuro.