Cerne Abbas
Cerne ou Cerne Abbas é uma pequena cidade rural, em Dorset, por onde atravessa o rio Cerne.
No reinado de Edgar, Ailmer, Earl of Cornwall iniciou a construção do mosteiro e foi completada pelos monges beneditinos em 987, dedicado a St. Mary, St. Peter e St. Benedict.
Em torno do mosteiro cresceu a cidade de Cerne Abbas, cujo nome é uma junção do nome do rio e do mosteiro.
Hoje só há ruínas do Abbey House e belos exemplos da arquitetura medieval da época georgiana.
A igreja de St. Mary está aberta à visitação.
O famoso Thomas Hardy mencionou Cerne Abbas em sua novela como Abbots Kernel.
A cidade possui uma história antiga, como a maioria da cidades inglesas, e também lendas como o batismo dos cristãos convertidos por St. Augustine, e o The Cerne Abbas Giant, ou Cerne Giant, ou Rude Man ou Rude Giant.
Esse gigante inscrustado na inclinação da montanha simbolizaria a fertilidade, ou um dos deuses anglo-saxão, ou o monumento de Cenric, filho de Cuthred, rei dos West Saxons, morto em uma batalha; ou representa a figura de um gigante dinamarquês que comandou uma invasão e que adormeceu na colina, então os habitantes o mataram e o desenharam em torno do seu corpo; e outras numerosas teorias de quando e porque o gigante foi criado, segundo o antiquário William Stukeley, uma das mais populares, é que ele é o deus greco-romano Hercules, frequentemente representado com uma clava em uma das mãos e na outra uma vestimenta feita com pêlo de animal.
À direita da cabeça do gigante tem um desenho chamado Trendle ou Frying Pan, cujas informações da época medieval referem a este local como Trendle Hill, que não mencionam o desenho do gigante, levando à conclusão que este gigante teria sido desenhado em época mais recente, ou seja, em 1694, quando foi feito um registro de um pagamento a um representante da igreja para redesenhá-lo.
É provável, também que os servos de Lord of the Manor Denzil Holles o tenham desenhado durante a guerra civil inglesa.
Pode ser, também, que como zombaria, os inimigos de Oliver Cromwell, o tenham desenhado, parodiando-o como England's Hercules.
É possivel que esse culto se deva à invasão romana às terras britânicas, que se tornou parte do culto das tribos celtas, ou das influências das histórias que foram criadas no reinado do Imperador Commodus, entre 180 e 193 d.C. que êle mesmo acreditava ser a reencarnação de Hércules, e permitiu que o culto fosse restaurado.
A prática da arte de desenhar no chão se chama gigantotomy.